domingo, 28 de setembro de 2008

O Mundo de Rafinha

Crescer com a tecnologia e através dela se comunicar e opinar, isto é que nos mostra o vídeo "O Mundo de Rafinha" postado no blog Ensino Escola Técnica. Este é um resumo de nossa sociedade.
Tal qual Rafinha estamos totalmente expostos a uma imensidão de meios, já não é possível nos imaginar sem o celular, o computador, o Orkut, o MSN, entre outros.
Esta sociedade tecnológica é muito boa dada a praticidade, a liberdade e a voz que nos proporciona. Quilômetros são percorridos em um click. Isso nos une, proporciona uma troca intensa, a cultura multiplica-se e os conhecimentos são trocados.
Por falar em conhecimento quem nunca fez um trabalho na Internet, quem nunca fez uma pesquisa no Google ou no Yahoo, quem nunca leu um artigo na Wikipédia. Nunca a ciência humana esteve tão nua, tão próxima dos menores, dos mais pobres, tão fácil, tão atirada. Milhões de pessoas quer decidem doar seus conhecimentos na internet. Isso é igual a menos intelectualóides, menos enciclopédias caras e mais informação.
Mas!!! Sempre existe um mas!
A nossa sociedade está de frente a maior oferta de tecnolgia, informação e conhecimento jamais visto. Mas não sabe aproveitar. Os imensos meios de comunicação que poderiam ser usados para manisfestaçãoes de indignação com tantas falhas sociais são usados para difamações, marcar brigas, enfim, para degradar o ser humano.
A maior oferta de conhecimento que poderia ser usada para pesquisa e extensão é pisada. E a frase da Lavoisier é desgraçada: Na internet nada se perde, nada se cria; tudo se copia e depois se cola. E o crescimento humano fica para tras, fica escondido bem abaixo da ilusão de que se copiando se chega a algum lugar.
Nos deram tudo, mas não nos ensinaram a aproveitar. Antes nada nos davam, vivíamos nas trevas, algo deve ser lembrado o excesso de luz cega também cega. Devemos aprender a filosofar, a remoer, separar aquilo que nos é dado.
No mais nós fazemos parte desta sociedade, só não podemos se acomodar com ela. E o nosso blog é uma das poucas provas de existência de vida inteligente na Internet, é nosso dever multiplicar esta idéia.

sábado, 27 de setembro de 2008

História da ET e alguns fatos correlatados

Como já sabemos a Escola Técnica foi fundada em 1869 com o nome de Escola Alemã por Gottlieb Mueller e Augusto Gaertener e, em 1935, passou para o controle Federal. Neste meio tempo sucederam-se grandes eventos históricos que mudaram o curso do Brasil e do mundo.
Vamos destacar primeiro alguns fatos anteriores que contribuiram para o nascimento da Escola Alemã:



  • 1850 - Chegam ao Paraná (então pertencente a província de São Paulo) os primeiros grandes fluxos de imigrantes, principalmente, alemães, italianos, poloneses e ucranianos. Os alemães dirigiram-se em sua maioria para o interior.

  • 1853 - O Paraná é elevado ao status de província com capital em Curitiba, o primeiro presidente provincial Zacaria de Góis e Vasconcelos que tratou de ampliar o estrativismo de madeira e mate.
Chegando agora aos dias da Escola Alemã temos vários outros eventos que merecem destaque:



  • 1871 - É criado o Estado Alemão sob a liderança de Bismarck, com isso há um aumento do fluxo de imigrantes alemães à América e Ásia.

  • 15/11/1889 - Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República. Com isso é promulgada a Lei que declara Estado laico, daí o aumento de liberdade dos protestantes.

  • 1912-1916 - Com a construção da estrada de ferro São Paulo - Rio Grande estouro na fronteira do Paraná com Santa Catarina a Guerra do Contestado. O governo federal prometeu a empresa construtora 15 km de terra a cada lado da ferrovia, o que forçaria a despropriação de várias famílias. Os caboclos unidos em torno do dito monge José Maria empreenderam a construção da "Monarquia Celestial" declarando independência. Após vitórias e vários territórios anexados (do sul de SC à Ponta Grossa) o governo federal conseguiu reprimir os revoltosos deixando 9 mil mortos.

  • 1914 - 1918 - 1ª Guerra Mundial, resultado dos enfrentamentos entre a Tríplice Entende (França, Inglaterra e Rússia) e a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria e Itália). A frança rechaçou a Alemanha, o Brasil apoiou a Tríplice Entende.

  • 1917 - Revolução Russa.

  • 1925 - Mussoline se declara chefe de Estado Italiano.

  • 24/10/1929 - A Quinta feira negra, após vertiginoso crescimento da economia italiana em 1928 a Bolsa de Nova Iorque quebra levando milhares ao suicídio e deixando a oligarquia cafeeira do Brasil em grandes apuros.

  • 1934 - Getúlio Vargas dá início aos seus 34 anos à frente do Brasil.

  • 1933 - Hitler sobe ao poder na Alemanha fraudando eleições e realizando muitos assassinatos.
Com tudo isto que foi dito acima pode-se concluir que o cenário para a 2ª Guerra Mundial já estava armado e a peça pronta a ser encenada. Mas, voltemos a 1935 quando a Escola Alemã foi incorporada ao sistema federal de ensino. As transformações foram profundas:

O colégio progresso

  • Novo nome: Colégio Progresso.

  • Escola obrigada a adaptar suas disciplinas ao idioma português.

  • Diretor brasileiro: Fernando Augusto Moreira (tio bisavô do ex-reitor Carlos Augusto Moreira Jr.), que permaneceu no cargo até 1914 e é considerado um dos idealizadores da UFPR.

  • Novo endereço: Praça 19 de Dezembro ( a atual praça do homem nu) com frente para a Barão do Serro Azul.
Para completar a narrativa sobre a grande guerra lembro-me de uma visita que fiz à Casa do Expedicionário, lá encontrei um senhor que narrou uma lembrança de sua infância. Ele disse que à época da guerra os alemães certos de que Hitler iria subjugar o mundo apontavam para as carroças falando algo como "Não demora e não serão os cavalos a nos carregar". O senhor narrou também séries de ataques comunitários a casas de particulares, comerciantes tinham todos os seus bens destroçados e da noite para o dia tornavam-se sem teto.
Outro fato é lembrado por D. Laís Moreira Amarante, neta de Fernando Augusto Moreira e tia do ex-reitor, que estudou no Colégio Progresso de 1937 a 1942 e ho je está com 83 anos. Conta ela que em uma sala do colégio decorada com bandeiras de inspiração nazista, a ala germânica exibiu um filme sobre as Olímpiadas de 1936, realizada na Alemanha. No meio da sessão, estudantes brasileiros sed aproveitaram do escuro da sala, arrancaram os enfeites e com eles fizeram uma fogueira do lado de fora. Resultado: uma carta exigindo desculpas, assinada pelo próprio Hitler, chegou às mãos do diretor Fernando.
Nos anos de 1940 novas reviravoltas:



  • Novo endereço: a prefeitura iniciou a ampliação da praça e o prédio do Colégio Progresso foi demolido, ainstituição mudou-se para a Rua Coronel Dulcídio, onde atualmente funciona a Faculdade de Farmácia.

  • Novo dono: a Sociedade Alemã decide se desfazer de seu patrimônio que passa às mãos da Faculdade de Direito com o nome de Escola Técnica de Comércio.
Miss Decc 1958
Em 1969 o atual diretor Alipio Santos Leal Neto foi matriculado como aluno. Uma curiosidade da época era o "Diploma de Burro", que segundo o diretor "Era uma brincadeira que os veteranos do diretório estudantil faziam com todos os calouros" e pelo qual os iniciantes declaravam sua infinita burrice.

Diploma de Burro do diretor Alípio

Em 1974 a escola foi transformada em órgão suplementar da UFPR, o que desagradou alguns setores que não aceitavam a existência do 2º grau em uma universidade.
Estes setores conseguiram que a partir de 1983 a reitoria proibisse a matricula de novos alunos. Mas com o esforço do atual diretor que era à época vereador o direito dos alunos foi preservado e a aula inalgurau daquele ano dada nas escadarias do prédio histórico da UFPR. "Depois daquilo, os professores ficaram um ano e oito meses sem receber salário", lembra o diretor.
A ET só ganhou consideração em 1986 com o reitor Riad Salamuni que 1986 a adotou como órgão suplementar com o nome de Escola Técnica de Comércio da UFPR. Nesta época a ET funcionava no prédio histórico. Era um dos sonhos de Salamuni dar a instituição uma sede própria, sonho este que foi impulsionado com o incêndio de 1990 no prédio histórico.
Nas chamas deste incêndio perdeu-se parte da história da ET, mas não a sua persistência, em 1997 a instituição foi elevada a unidade da UFPR.

Referências:



  • Folha de Londrina

  • Comunicação Social - Setor Escola Técnica.

  • Jornalista Responsável: Celsina Alves Favorito;

  • Estagiária de Jornalismo: Juliana Motta.

sábado, 30 de agosto de 2008

Profº. Dr. Riad Salamuni



Aquele que dá nome à ET foi um dos que mais defenderam a sua integração com a UFPR e que trabalharam pelo impulsionamento de suas atividades.
Riad Salamuni nasceu em Ponta Grossa, em 1927. Formado pela Universidade Federal do Paraná, fez pós-graduação nas Universidades de Miami e de Chicago, tornando-se doutor em Geologia. Foi um dos grandes nomes da Geologia do Paraná, profundo conhecedor das questões ambientais, professor e militante político, defensor dos ideais democráticos neste País.
Foi chefe do Departamento de Geologia da UFPR, diretor do Instituto de Geologia da UFPR, entre outras funções administrativas desempenhadas ao longo da carreira.
Atingiu o ápice de sua carreira nos anos entre 1986 e 1990 quando ascendeu ao cargo de Magnífico Reitor da UFPR. E o mais importante, ascendeu democraticamente, por meio dos votos dos alunos, professores e funcionários da universidade, neste ponto foi pioneiro. Incentivou os movimentos sociais estudantis, impulsionando o DCE - Diretório Central Estudantil.
Assim Salamuni ficou conhecido como grande professor, geólogo, militante político, democrata e, ainda, ambientalista, onde foi um dos pioneiros no Paraná.
Foi durante o seu mandato de reitor que a ET passou a se chamar Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Paraná e nove meses depois de sua saída que a ET passou a ser considerada setor da universidade.
Ao sair da reitoria foi elevado a Professor-emérito, Riad Salamuni faleceu em 2003.

ET-UFPR



O Setor Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná Complexo Tecnológico Riad Salamuni será o tema do nosso blog neste semestre.

Quando a UFPR nasceu, em 1912, a ET já era uma quarentona.

Na verdade não era bem a ET, mas sim a Escola Alemã fundada em 1839 com o objetivo de criar uma opção ao ensino basicamente católico ministrado na capital da recém-criada província do Paraná. Com isso os filhos dos colonos tiveram contato com o português e com o alemão, e mais do que isso com o ensino puramente protestante.

Seus fundadores foram Gottlieb Mueller e Augusto Gaertner. Até 1914, o estabelecimento chamou-se Escola Alemã, depois Colégio Progresso.
Em 1941, a então Academia Comercial Progresso, foi adquirida pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, sendo autorizada a funcionar sob a denominação Escola Técnica de Comércio anexa à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.
Em 22 de janeiro de 1974, o Conselho Universitário decidiu integrá-la a UFPR como órgão suplementar e a partir de 1986, ela passou a ser denominada Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Paraná.
A partir de 14 de dezembro de 1990, ao aprovar a reorganização administrativa da UFPR, o Conselho Universitário alterou a sua denominação para Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, vinculando-a à Pró-Reitoria de Graduação e em novembro de 1997, por decisão deste mesmo conselho foi classificada como unidade da UFPR
.


QUAIS SÃO OS CURSOS OFERTADOS PELA ET?

RELAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DO SETOR ESCOLA TÉCNICA-UFPR

01-Técnico em Contabilidade - Ensino Técnico e Ensino Médio integrado.

02-Técnico em Secretariado

03-Técnico em Administração de Empresas

04-Técnico em Transação Imobiliária

05-Técnico em Massoterapia

06-Técnico em Enfermagem

07-Técnico em Radiologia Médica e Diagnóstico por Imagem

08-Técnico em Higiene Dental

09-Técnico em Prótese Dentária

10-Técnico em Artes Cênicas - Ator

11-Técnico em Informática - Ensino Médio Integrado


CURSOS POR CONVÊNIO

12-Técnico em Operação da Produção do Petróleo e Gás Natural - Ensino Médio Integrado/DEMEC/PRH-24/ANP/Pref. Municipal de Almirante Tamandaré-PR

13-Técnico em Agropecuária com Ênfase em Agroecologia/MST

14-Técnico em Agroecologia/AOPA/FETRAFE-SUL

15-Técnico em Agroecologia - Ensino Médio Integrado/MST

16-Técnico em Gestão Pública/Pref. Municipal da Lapa

17-Técnico em Turismo/Pref. Municipal da Lapa

18-Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos/APARTEdq

19-Técnico em Conservação e Restauração com Ênfase em Pintura Mural/Pref. Municipal de Itaiópolis-SC

20-Ténico em saúde Comunitária - Ensino Médio Integrado/MST


Há ainda o Ensino Médio e o Técnólogo em Sistemas de Informação.


ONDE ESTÁ A ET?

A ET - UFPR está localizada na rua Alcides Vieira Arcoverde no bairro Jardim das Américas anexa ao Campus III (que compreende além do Campus ET, o Campus Centro Politécnico e Jardim Botânico).


E A HISTÓRIA CONTINUA.

Em sessão do Conselho Universitário da UFPR - COUN, realizada no dia 19 de março de 2008, a ET - Escola Técnica da UFPR foi autorizada a aderir ao PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação, elaborado pelo MEC, e que tem como objetivo principal a expansão da Educação Profissional no Brasil.

Com isso o Setor Escola Técnica passa a ser uma das sete unidades do IFET - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - no Paraná.

Como instituição autônoma o IFET terá seu próprio orçamento o que representará um grande passo, entretanto, uma ferida ficou aberta por causa do total desinteresse pela opinião dos alunos quanto à criação ou não do instituto.

sábado, 21 de junho de 2008

A Era Digital

Como estamos na 'Era Digital', foi necessário rever velhas frases consagradas pela tradição, velhos ditados sempre lembrados, e adaptá-los à nova realidade.
Vejamos alguns:
1. A pressa é inimiga da conexão.

2. Amigos, amigos, senhas à parte.
3. Antes só, do que em "chats" aborrecidos.
4. A arquivo dado não se olha o formato.
5. Diga-me que "chat" freqüentas e te direi quem és.
6. Para bom provedor uma senha basta.
7. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
8. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
9. Em terra "off-line", quem tem um 486 é rei.
10." Hacker" que ladra, não morde.
11. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
12. Mouse sujo se limpa em casa.
13. Melhor prevenir do que formatar.
14. O barato sai caro. E lento.
15. Quando a esmola é demais, o santo desconfia que tem vírus anexado.
16. Quando um não quer, dois não teclam.
17. Quem ama um 486, Pentium 5 lhe parece.
18. Quem clica seus males multiplica.
19. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.
20. Quem envia o que quer, recebe o que não quer.
21. Quem não tem banda larga, caça com "modem".
22. Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla.
23. Quem semeia e-mails, colhe "spams".
24. Quem tem dedo vai a Roma.com
25. Um é pouco, dois é bom, três é "chat" ou lista virtual.
26. Vão-se os arquivos, ficam os "back-ups".
27. Diga-me que computador tens e direi quem és.
28. Há dois tipos de pessoas na informática: os que perderam o HD e os que ainda vão perder...
29. Uma impressora disse para outra: - Essa folha é sua ou é impressão minha?
30. Aluno de informática não cola, faz "backup".
31. O problema do computador é o USB (Usuário Super Burro).
32. Na informática nada se perde, nada se cria. Tudo se copia... e depois se cola.

Malefícios da Tecnologia

Um mundo de tecnologias, avanços, máquinas, facilidades, mas até que ponto o homem não acaba se tornando refém da sua tecnologia.

Com a chegada da 1ª Revolução Industrial o homem viu as suas habilidades sendo menosprezadas pelas máquinas a vapor. Da manufatura se passou a maquinofatura e a linha de produção, o homem que antes realizava todo o processo de transformação da matéria prima ao produto pronto agora era renegado a bater um prego, ou lixar uma superfície.

A substituição do homem pela máquina se agravou com o passar do tempo e a chegada da 2ª Revolução Industrial. Alguns chamam de alienação, outros chamam de aperfeiçoamento mas até que ponto apertar um botão pode empregar uma população cada vez maior?

E a substituição não é o único perigo, há muitos outros, como a substituição da síntese pela cópia. A Internet abriga hoje um conhecimento que nem os enciclopedistas do Iluminismo poderiam reunir, de fácil acesso e rápida consulta, bem diferente das bibliotecas e livros hoje conhecidos como o túmulo do conhecimento.

a cópia hoje é a fonte da maioria dos trabalahos escolares, no fim a nota pode (ou não) ser boa, mas o conhecimento sintetizado é mínimo.

Outros problemasaparecem na hora de trabalhar no computador são grandes os erros na hora da digitação e a repetição excessiva de alguns movimentos podem gerar sérios problemas de saúde. a postura em frente ao micro deve ser sempre observada. E a outras tecnologias que podem causar maus a saúde como ouvir música muito alta com os mp3 ou 4.

Enfim, a tecnologia pode causar grandes maus a saúde, a mente, ao bolso, mas também pode levar a grandes benefícios.

Um exemplo é a internet, inventada pelos americanos na época da Guerra Fria como um meio para se comunicar sem ser rastreado pelos inimigos soviéticos, então, conclui-se que ela foi criada para um uso ruim, a guerra. Mas pode ser facilemente revertida a um uso bom como a informação, a pesquisa e a comunicação.

Tudo depende da escolha humana. Reverter aa criações para o bem ou para o mal é uma escolha nossa.

O problema é que o homem influenciado tanto pelo capitalismo como por Marx escolhe sempre pelo materialismo, para ambos o homem é produto do meio e melhorando a situação econômica melhora-se a condição de vida humana. Este pensamento já provou ser falho, pois aliena e exclui. Ao tomar decisões o primeiro pensamento deveria estar voltado à dignidade humana e não ao dinheiro.

"(Marx) esqueceu que o homem permanece sempre homem. (...) Esqueceu que a liberdade permanece sepre liberdade, inclusive para o mal. Pensava que, uma vez colocada em ordem a economia, tudo se arranjaria. O seu verdadeiro erro é o materialismo: de fato, o homem não é só oproduto de condições econômicas nem se pode curá-lo apenas do exterior criando condições econômicas favoráveis."

Papa Bento XVI - Encíclica Spe salvi (Esperança Salva).

sábado, 7 de junho de 2008



Fazem quase 568 anos que Gutemberg desenvolveu a prensa móvel, e desde aí tudo começou a andar mais rápido e se tornar mais fácil.

Agora o quanto fácil pode ser algo com o que nunca tive contato? Qual de nós que não conhece alguém que por não conhecer a tecnologia se assusta diante de um computador? Ou que além disso já condena a tudo?

Da mesma forma que a imprensa e o livro foram conquistando pouco a pouco as pessoas. Acontece hoje com o computador, só que com uma diferença ele conquista o mundo a uma velocidade muito maior.

Estas máquinas estão em tudo, e "não saber mecher com elas acarreta estar pelo menos um passo atrás na escala evolutiva".

Vou lhes dar o exemplo da minha mãe. Somente um mês ápós termos comprado um PC para casa ela se arriscou a dar a primeira mechida. Primeiro ela começou a jogar paciência, três meses depois ela aprendeu a ligar o computador para jogar paciência, mais um mês e enfim total liberdade: hoje ela sabe ligar o PC, jogar paciência e quando se cansa já sabe desligar o computador sozinha.

Certa vez fui ao banco e vi como se torna difícil mecher nas máquinas de auto-atendimento. Digita a senha passa o cartão, pôe envelope, retira extrato. Tudo isso pode se tornar ainda mais difícil se você já ganhou alguma idade e cresceu distante das máquinas. Fica claro como o quanto mais jovem se é mais fácil se torna lidar com o cmputador. É claro que tudo isso não é regra, mas é impossível não ignorar as diferenças de gerações e xperiências. Sempre alguém vai saber mais de alguma coisa do que o outro. É só colocar um ábaco na frente de um jovem e de um idoso para ver quem vai ser mais rápido.

E para completar a narrativa vou contar a minha primeira experiência com um computador. Era o primeiro dia de curso sentei meio atrás para ver quem sabia mais, quando descemos para a aula prática sentei do lado daquele que julguei que mais sabia e fiquei olhando e repetindo o que ele fazia, resultado: o curso foi de muito valor, aprendi a ligar um computador e, aos poucos, estou apendendo mais.

Tudo é questão de virar uma página por vez, comecando pela capa.

Não entendeu nada deste fim, pois veja o vídeo postado no blog http://ensinoescolatecnica.blogspot.com/.

sábado, 10 de maio de 2008

Inovações Tecnológicas


Drucker disse: "A inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente".
Os desenvolvimentos tecnológicos seguem grandes ondas de desenvolvimento onde, através do surgimento de uma grande inovação-chave, outros setores econômicos desenvovem-se.
As inovações tecnológicas aparecem em vários setores, por vários motivos e provocam, a longo prazo, várias mudanças em nossas vidas.
Vou tentar analisar estas inovações em setores que se tornaram vitais para nossa sociedade: na energia, indústria, informática e no meio ambiente.

No Setor Energético
Há milênios o petróleo (combustível orgânico, portanto, potencial gerador de monóxido de carbono, CO) já era usado por diferentes civilizações em construções, mas na década de 1950 poços começaram a ser perfurados nos EUA com objetivos econômicos, daí em diante criou-se um vínculo, uma dependência mundial pelo óleo, ele está em brinquedos, aparelhos domésticos, produtos químicos, mas, se firmou, principalmente, como combustível na forma de seus derivados:gasolina, diesel, querosene, entre outros.
Mas esse uso intensivo do petróleo como combustível tem dado sinais claros de insustentabilidade, o monóxido de carbono liberado é responsável pelo efeito estufa, o qual tem contribuído para a elevação dos mares entre outros danos na ordem natural. A fumaça gerada, também, produz irritações diversas e deixa ainda mais poluída as grandes cidades.
Para resolver este problema surgem grandes inovações.
-Várias delas estão voltadas para o aproveitamento das energias naturais, dentre elas a energia solar, eólica, das marés, hidrelétrica. Todas oferecem grandes atrativos, mas também grandes problemas, para aproveitar a energia das marés e o potencial dos rios se torna necessária uma grande interferência na natureza, para aproveitar a energia eólica são necessárias melhores baterias (aqui entra uma inovação tecnológica: o desenvolvimento de células de combustível), para aproveitar a energia solar o custo dos aparelhos e seu baixo rendimento são grandes empecilhos. Problemas com resolução em curso há pesquisas com concentradores de luz, que fazem com que a luz solar chegue a células de energia com 1600 vezes mais potência, com células solares monocristalinas e policristalinas, estas mais baratas e aquelas mais caras e que são capazes de um aproveitamento de mais de 19% da luz solar, e ainda pesquisas envolvendo a nanotecnologia, recentemente cientistas anunciaram a criação do material mais escuro do mundo, que absorve 99,9% da lua que absorve.
-Ainda há os biocombustíveis, estes que tem sido alvo de várias críticas e elogios, escolha do Brasil com o álcool (da cana-de-açúcar) e o bio diesel. Para produzi-los se tornam necessárias várias pesquisas, como as da Embrapa, voltadas a otimizar os meios de produção dos biocombustíveis, dentre elas: como usar lixo para produzir biomassa, o desenvolvimento de catalisadores, pesquisas voltadas a melhorar as plantas produtoras de combustível, como o desenvolvimento da cana-de-açúcar gigante da Embrapa, o que faz com que se aproveite melhor o que temos e com que as lavouras dos produtores de combustível não tirem o lugar das lavouras de comida e das matas.

A Tecnologia nas Máquinas
Computadores, robôs, satélites e muito mais, tudo isto baseados em chips que se aperfeiçoam com a nanotecnologia.
E pensar que muitos consideram que tudo isto teve origem com máquinas a vapor e teares da Revolução Industrial.
O computador é um desses aparelhos que evolui a cada dia, sua origem está no ábaco e na idéia de transmitir e processar dados através de números. O fato é que ele se tornou um item indispensável em nossa época quando somado a internet. Idealizada na época da Guerra Fria, nasceu da necessidade doa americanos se comunicarem sem se delatar aos inimigos russos. A união internet – computador é hoje uma grande opção de comunicação, pesquisa e diversão.
Os satélites também auxiliam na comunicação além de ser importantes instrumentos no combate ao desmatamento e em outros momentos em que a Terra tem que ser monitorada. A conquista do espaço tem ainda vários atores como as sondas, ônibus e estações espaciais.
E enfim os robôs. Ganharam o mundo através das montadoras de veículos e hoje são propostos na medicina, em cirurgias, e nas residências como trabalhadores e companheiros. Mas fica uma questão, até quando o desenvolvimento da robótica estará voltado à substituição do ser humano, quanto podemos aceitar que isso aconteça?
Com o Fordismo e Taylorismo surgiu a idéia da linha de montagem, com isso as habilidades pessoais foram sendo deixadas de lado e trocadas pela rapidez, com o surgimento dos robôs trocou-se vários homens por uma máquina que não necessita de pagamento, que trabalha mais, que não necessita de vale alimentação nem transporte.

Enfim, a inovação tecnológica aparece para nós como a geradora da novidade, está em nossas mãos decidirmos como usar estas novidades, aplicando-as em nosso favor de forma a melhorar as condições de toda a humanidade e do meio ambiente.





Saiba mais sobre novas tecnologias no site Inovação Tecnológica.

Inovações Tecnológicas no Esporte

O uso da tecnologia no esporte tem se aprimorado cada vez mais, vou apresentar alguns exemplos.



No Futebol. Ano passado começou a ser implementada a tecnologia da linha do gol na Liga Inglesa, primeiramente nos treinos das equipes chegando até os jogos oficiais, segundo diz o presidente da liga que não promete nenhuma pressa em implantar o sistema. Em 2005 a bola Cairos da Adidas foi usada no Mundial Sub-17 no Peru, ela tem um microchip.
No caso da seleção brasileira a preparação para a copa de 2006 teve muita tecnologia (o que não adiantou nada, mas...), o preparador físico Moraci Sant´Anna começa com uma esteira com um computador acoplado, através destes o treinador fica sabendo dos pontos fortes e fracos do atleta, verifica seu estado físico e, assim, faz um treinamento individualizado para melhorar as condições do jogador; a análise de velocidade dos atletas é feita através de um sistema chamado Fotocélula, que compreende hastes com sensores colocadas na beira do campo, na altura da cintura do jogador e que estão ligadas a um micro; para saber da sua agilidade a tecnologia de ponta também é usada por meio de uma plataforma no chão do campo ou de uma sala com mais de 8 metros quadrados, chamada Sensor de Solo, que é acoplada a um computador e três pontos na frente do atleta: “Ele sai da plataforma, dá um pique no ponto da direita, volta, dá um pique na ponta do meio, volta e depois da esquerda e volta para a plataforma. Esse tempo em que ele percorre o espaço, o programa assimila e dá a informação de agilidade do jogador”, revela Sant´Anna. Para medir a velocidade do atleta o preparador usa um relógio com GPS. Moraci ainda criou o software “Números do Jogo” através do qual passa ao treinador os números de cada lance do jogo.


Judô. Durante o Pan do Rio o treinamento dos judocas brasileiros teve o auxilio de um software desenvolvido (pelo Cenesp, Centro de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte) exclusivamente para avaliar a força específica que os atletas devem exercer para a prática da modalidade. A atividade teve como objetivo ajustar o nível de recuperação dos atletas após as competições, evitando o excesso de treinamento e fadiga. Para isso, foram colocados dispositivos eletrônicos nos quimonos. As avaliações vão aprimorar o desempenho individual, utilizando conceitos e tecnologia até agora pouco usados no esporte brasileiro e diagnosticar as principais necessidades de treinamento. Além das seleções brasileiras masculina e feminina, a equipe sub-23 também será avaliada.

Corrida. Em 2000 a Corrida de São Silvestre, também, foi marcada por muita tecnologia, chips foram colocados no cadarço dos atletas e três pontos de leitura foram instalados, na largada, no meio do percurso e na chegada, através de um código de barras impresso na camiseta o corredor ao completar o percurso já ficou sabendo em que posição chegou, segundo os organizadoras toda esta tecnologia ajudou a diminuir as trapaças.

Fórmula 1. As corridas de Fórmula 1 sempre foram sinônimos de tecnologia, como exemplo temos a Ferrari que tem como um dos patrocinadores a AMD. Esta fornece a equipe workstations, grandes computadores que coletam dados de telemetria. São 2 a 4 Gbytes coletados por corrida e que fornecem ao piloto subsídios para fazer alterações no carro durante a corrida, ajudam a prever danos futuros, além de que estes dados serão armazenados para estudo futuro.

E para terminar um último exemplo, em 2005, como todos os anos houve de outubro a abril nos Emirados Árabes Unidos as tradicionais corridas de camelos, só que naquele ano houve algo de especial o uso de jóqueis-robôs.

sábado, 3 de maio de 2008

Egito


Curso Técnico em Petróleo




Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná


Nome do curso: Técnico em Operação da Produção de Petróleo e Gás Natural (Convênio - Petrobrás e Prefeitura Municipal de Almirante tamandaré)


Eu tô lá!!!

domingo, 27 de abril de 2008

Vidas Secas da Ficção à Realidade - Um Exemplo de Blog Educativo


Um dos propósitos a ser conseguido por um blog educativo é o da análise de alguns temas sociais baseando-se em obras literárias.

Esta é a temática do blog "Vidas Secas da Ficção à Realidade" (idealizado por Caio Riter). O blog seguiu os seguintes passos:


1° Trimestre - A Família e o Drama da Seca

Em sala leu-se o drama de Graciliano Ramos "Vidas Secas" e os contos "Chuva, Graças a Deus" - Conto de Wellington Pinto - e "Larvas sob o Sol" - Conto de Caio Riter, em seguida a turma participou de uma palestrasobre Efeitos da Seca com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.


2° Trimestre - Organização dos tempos de vida e estudos
Com o tema da seca já formado na cabeça dos alunos pode-se passar a outro, desta vez a turma conversou sobre as etapas da vida, do nascimento a morte, e como organizar as responsabilidades em todas elas. Foram lidas algumas obras, veja quais:


  • Poesia Seiscentos e Sessenta e Seis – Mário Quintana

  • Circuito Fechado – Conto de Ricardo Ramos

  • Fábula “Os três Porquinhos” – La Fontaine

  • Conto “Os três Porquinhos” – Marcelo Spalding

3º Trimestre - Cultura e Patrimônio Público

Este tema foi analizado seguindo estes paços:


  • Intercâmbio cultural

  • Videos Gravidez na adolescência

Enquanto isso todas estas esperiências foram divididas na internet: através do blog os alunos puderam dizer o que entendiam, o que tinham dúvidas, trocar opiniões e, assim, alargar os seus conhecimentos.

sábado, 26 de abril de 2008

Blogs Educativos

Já faz tempo o modo tradicional de educação tem se mostrado ineficaz, para melhorar o aprendizado surgem, entre outras idéias, a pesquisa e a extensão, e uma das melhores formas de fazê-lo é através da internet.


Paulo Freire buscava fundamentar o ensino-aprendizagem em ambientes interativos, através de recursos audiovisuais. Reforçou o uso de novas tecnologias, principalmente o vídeo, a Tv e a informática. Ele deixou claro, na sua teoria, a importância da comunicação no processo de conhecimento e que este acontece em outroslugares além da escola.

Mas não é só a busca de interatividade na hora de ensinar e aprender que podem ser conseguidos com os blogs educativos. Os blogs, como um todo, representam a melhor alternativa de comunicação via internet para pessoas que não sabem criar páginas da web; ele ainda pode representar a descentralização dos meios de comunicação, com ele mais pessoas conseguem ter acesso ao direito de livre expressão.

Os blogs educativos tem esta marca: a comunicação que auxilia no aprendizado e gera ainda a ligação entre um grupo, uma sala de aula e até de um colégio. Na educação, os blogs oferecem múltiplas opções de atividade tanto ao educando quanto ao educador. É possível fazer intercâmbio com outras escolas ou com turmas da mesma escola para debater o mesmo tema, publicar textos e opiniões favorecendo a produção escrita e a literatura.

  • Os blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. Esses diários eletrônicos são uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico.
  • O blog surge como uma ferramenta que pode viabilizar essa comunicação da escola com o mundo, contextualizando a aprendizagem através da interação.
  • O que é aprendido em sala pode ser reproduzido na internet, podendo-se colocar fotos, vídeos, ilustrações e sons.
  • Com o blog educativo os alunos podem tomar a palavra e desenvolver sua criatividade.
  • O blog também pode dar lições de democracia: escolher o nome, o tema, o layout, entre outras decisões podem ser tomadas em conjunto.
  • O blog pode se tornar um jornal da turma.
Tudo isso e muito mais pode ser feito utilizando-se da soma:

Recursos informáticos + Capacidades Individuais = Aprendizagem

Mas como fazer tudo isso? Vamos por passos:

Traçar os objetivos (estes objetivos são retirados de alguns blogs educativos de professores):

  • Construir o conhecimento de forma colaborativa.
  • Estimular a comunicação através da leitura e escrita.
  • Desenvolver habilidades de interação, através da internet, estabelecendo relações entre diferentes realidades de espaços geográficos diversos.
  • Valorizar a produção textual dos alunos através da publicação de seus textos na Internet.
  • Instigar o debate, a reflexão, assumindo um posicionamento frente às questões geradoras estudadas na escola , dando à aprendizagem um caráter de exercício da cidadania.
  • Formar alunos leitores, trazendo a literatura também para o espaço virtual.
  • Desenvolver a habilidade de tranformar informação em conhecimento.

O idealizador deve exemplificar a todos os seus ganhos: Tanto para os professores ...

  • Desenvolvimento de projetos escolares.
  • Trabalhos Inter-trans-Multi disciplinares.
  • Produção de material instrucional.

... Quanto para os alunos

  • Produção de resumos/sínteses da matéria.
  • Log (descrição) de desenvolvimento de projetos escolares.
  • Aprendizagem colaborativa.

Formar o blog de modo democrático como já foi exemplificado.

Aumentar a interação buscando outras ferramentas, tais como:

  • Fazer uma lista de discussão com base na wiki - software livre.
  • Formar uma comunidade no Orkut.