sábado, 7 de junho de 2008



Fazem quase 568 anos que Gutemberg desenvolveu a prensa móvel, e desde aí tudo começou a andar mais rápido e se tornar mais fácil.

Agora o quanto fácil pode ser algo com o que nunca tive contato? Qual de nós que não conhece alguém que por não conhecer a tecnologia se assusta diante de um computador? Ou que além disso já condena a tudo?

Da mesma forma que a imprensa e o livro foram conquistando pouco a pouco as pessoas. Acontece hoje com o computador, só que com uma diferença ele conquista o mundo a uma velocidade muito maior.

Estas máquinas estão em tudo, e "não saber mecher com elas acarreta estar pelo menos um passo atrás na escala evolutiva".

Vou lhes dar o exemplo da minha mãe. Somente um mês ápós termos comprado um PC para casa ela se arriscou a dar a primeira mechida. Primeiro ela começou a jogar paciência, três meses depois ela aprendeu a ligar o computador para jogar paciência, mais um mês e enfim total liberdade: hoje ela sabe ligar o PC, jogar paciência e quando se cansa já sabe desligar o computador sozinha.

Certa vez fui ao banco e vi como se torna difícil mecher nas máquinas de auto-atendimento. Digita a senha passa o cartão, pôe envelope, retira extrato. Tudo isso pode se tornar ainda mais difícil se você já ganhou alguma idade e cresceu distante das máquinas. Fica claro como o quanto mais jovem se é mais fácil se torna lidar com o cmputador. É claro que tudo isso não é regra, mas é impossível não ignorar as diferenças de gerações e xperiências. Sempre alguém vai saber mais de alguma coisa do que o outro. É só colocar um ábaco na frente de um jovem e de um idoso para ver quem vai ser mais rápido.

E para completar a narrativa vou contar a minha primeira experiência com um computador. Era o primeiro dia de curso sentei meio atrás para ver quem sabia mais, quando descemos para a aula prática sentei do lado daquele que julguei que mais sabia e fiquei olhando e repetindo o que ele fazia, resultado: o curso foi de muito valor, aprendi a ligar um computador e, aos poucos, estou apendendo mais.

Tudo é questão de virar uma página por vez, comecando pela capa.

Não entendeu nada deste fim, pois veja o vídeo postado no blog http://ensinoescolatecnica.blogspot.com/.

Nenhum comentário: