domingo, 28 de setembro de 2008

O Mundo de Rafinha

Crescer com a tecnologia e através dela se comunicar e opinar, isto é que nos mostra o vídeo "O Mundo de Rafinha" postado no blog Ensino Escola Técnica. Este é um resumo de nossa sociedade.
Tal qual Rafinha estamos totalmente expostos a uma imensidão de meios, já não é possível nos imaginar sem o celular, o computador, o Orkut, o MSN, entre outros.
Esta sociedade tecnológica é muito boa dada a praticidade, a liberdade e a voz que nos proporciona. Quilômetros são percorridos em um click. Isso nos une, proporciona uma troca intensa, a cultura multiplica-se e os conhecimentos são trocados.
Por falar em conhecimento quem nunca fez um trabalho na Internet, quem nunca fez uma pesquisa no Google ou no Yahoo, quem nunca leu um artigo na Wikipédia. Nunca a ciência humana esteve tão nua, tão próxima dos menores, dos mais pobres, tão fácil, tão atirada. Milhões de pessoas quer decidem doar seus conhecimentos na internet. Isso é igual a menos intelectualóides, menos enciclopédias caras e mais informação.
Mas!!! Sempre existe um mas!
A nossa sociedade está de frente a maior oferta de tecnolgia, informação e conhecimento jamais visto. Mas não sabe aproveitar. Os imensos meios de comunicação que poderiam ser usados para manisfestaçãoes de indignação com tantas falhas sociais são usados para difamações, marcar brigas, enfim, para degradar o ser humano.
A maior oferta de conhecimento que poderia ser usada para pesquisa e extensão é pisada. E a frase da Lavoisier é desgraçada: Na internet nada se perde, nada se cria; tudo se copia e depois se cola. E o crescimento humano fica para tras, fica escondido bem abaixo da ilusão de que se copiando se chega a algum lugar.
Nos deram tudo, mas não nos ensinaram a aproveitar. Antes nada nos davam, vivíamos nas trevas, algo deve ser lembrado o excesso de luz cega também cega. Devemos aprender a filosofar, a remoer, separar aquilo que nos é dado.
No mais nós fazemos parte desta sociedade, só não podemos se acomodar com ela. E o nosso blog é uma das poucas provas de existência de vida inteligente na Internet, é nosso dever multiplicar esta idéia.

Nenhum comentário: