sábado, 10 de maio de 2008

Inovações Tecnológicas


Drucker disse: "A inovação é o instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente".
Os desenvolvimentos tecnológicos seguem grandes ondas de desenvolvimento onde, através do surgimento de uma grande inovação-chave, outros setores econômicos desenvovem-se.
As inovações tecnológicas aparecem em vários setores, por vários motivos e provocam, a longo prazo, várias mudanças em nossas vidas.
Vou tentar analisar estas inovações em setores que se tornaram vitais para nossa sociedade: na energia, indústria, informática e no meio ambiente.

No Setor Energético
Há milênios o petróleo (combustível orgânico, portanto, potencial gerador de monóxido de carbono, CO) já era usado por diferentes civilizações em construções, mas na década de 1950 poços começaram a ser perfurados nos EUA com objetivos econômicos, daí em diante criou-se um vínculo, uma dependência mundial pelo óleo, ele está em brinquedos, aparelhos domésticos, produtos químicos, mas, se firmou, principalmente, como combustível na forma de seus derivados:gasolina, diesel, querosene, entre outros.
Mas esse uso intensivo do petróleo como combustível tem dado sinais claros de insustentabilidade, o monóxido de carbono liberado é responsável pelo efeito estufa, o qual tem contribuído para a elevação dos mares entre outros danos na ordem natural. A fumaça gerada, também, produz irritações diversas e deixa ainda mais poluída as grandes cidades.
Para resolver este problema surgem grandes inovações.
-Várias delas estão voltadas para o aproveitamento das energias naturais, dentre elas a energia solar, eólica, das marés, hidrelétrica. Todas oferecem grandes atrativos, mas também grandes problemas, para aproveitar a energia das marés e o potencial dos rios se torna necessária uma grande interferência na natureza, para aproveitar a energia eólica são necessárias melhores baterias (aqui entra uma inovação tecnológica: o desenvolvimento de células de combustível), para aproveitar a energia solar o custo dos aparelhos e seu baixo rendimento são grandes empecilhos. Problemas com resolução em curso há pesquisas com concentradores de luz, que fazem com que a luz solar chegue a células de energia com 1600 vezes mais potência, com células solares monocristalinas e policristalinas, estas mais baratas e aquelas mais caras e que são capazes de um aproveitamento de mais de 19% da luz solar, e ainda pesquisas envolvendo a nanotecnologia, recentemente cientistas anunciaram a criação do material mais escuro do mundo, que absorve 99,9% da lua que absorve.
-Ainda há os biocombustíveis, estes que tem sido alvo de várias críticas e elogios, escolha do Brasil com o álcool (da cana-de-açúcar) e o bio diesel. Para produzi-los se tornam necessárias várias pesquisas, como as da Embrapa, voltadas a otimizar os meios de produção dos biocombustíveis, dentre elas: como usar lixo para produzir biomassa, o desenvolvimento de catalisadores, pesquisas voltadas a melhorar as plantas produtoras de combustível, como o desenvolvimento da cana-de-açúcar gigante da Embrapa, o que faz com que se aproveite melhor o que temos e com que as lavouras dos produtores de combustível não tirem o lugar das lavouras de comida e das matas.

A Tecnologia nas Máquinas
Computadores, robôs, satélites e muito mais, tudo isto baseados em chips que se aperfeiçoam com a nanotecnologia.
E pensar que muitos consideram que tudo isto teve origem com máquinas a vapor e teares da Revolução Industrial.
O computador é um desses aparelhos que evolui a cada dia, sua origem está no ábaco e na idéia de transmitir e processar dados através de números. O fato é que ele se tornou um item indispensável em nossa época quando somado a internet. Idealizada na época da Guerra Fria, nasceu da necessidade doa americanos se comunicarem sem se delatar aos inimigos russos. A união internet – computador é hoje uma grande opção de comunicação, pesquisa e diversão.
Os satélites também auxiliam na comunicação além de ser importantes instrumentos no combate ao desmatamento e em outros momentos em que a Terra tem que ser monitorada. A conquista do espaço tem ainda vários atores como as sondas, ônibus e estações espaciais.
E enfim os robôs. Ganharam o mundo através das montadoras de veículos e hoje são propostos na medicina, em cirurgias, e nas residências como trabalhadores e companheiros. Mas fica uma questão, até quando o desenvolvimento da robótica estará voltado à substituição do ser humano, quanto podemos aceitar que isso aconteça?
Com o Fordismo e Taylorismo surgiu a idéia da linha de montagem, com isso as habilidades pessoais foram sendo deixadas de lado e trocadas pela rapidez, com o surgimento dos robôs trocou-se vários homens por uma máquina que não necessita de pagamento, que trabalha mais, que não necessita de vale alimentação nem transporte.

Enfim, a inovação tecnológica aparece para nós como a geradora da novidade, está em nossas mãos decidirmos como usar estas novidades, aplicando-as em nosso favor de forma a melhorar as condições de toda a humanidade e do meio ambiente.





Saiba mais sobre novas tecnologias no site Inovação Tecnológica.

Inovações Tecnológicas no Esporte

O uso da tecnologia no esporte tem se aprimorado cada vez mais, vou apresentar alguns exemplos.



No Futebol. Ano passado começou a ser implementada a tecnologia da linha do gol na Liga Inglesa, primeiramente nos treinos das equipes chegando até os jogos oficiais, segundo diz o presidente da liga que não promete nenhuma pressa em implantar o sistema. Em 2005 a bola Cairos da Adidas foi usada no Mundial Sub-17 no Peru, ela tem um microchip.
No caso da seleção brasileira a preparação para a copa de 2006 teve muita tecnologia (o que não adiantou nada, mas...), o preparador físico Moraci Sant´Anna começa com uma esteira com um computador acoplado, através destes o treinador fica sabendo dos pontos fortes e fracos do atleta, verifica seu estado físico e, assim, faz um treinamento individualizado para melhorar as condições do jogador; a análise de velocidade dos atletas é feita através de um sistema chamado Fotocélula, que compreende hastes com sensores colocadas na beira do campo, na altura da cintura do jogador e que estão ligadas a um micro; para saber da sua agilidade a tecnologia de ponta também é usada por meio de uma plataforma no chão do campo ou de uma sala com mais de 8 metros quadrados, chamada Sensor de Solo, que é acoplada a um computador e três pontos na frente do atleta: “Ele sai da plataforma, dá um pique no ponto da direita, volta, dá um pique na ponta do meio, volta e depois da esquerda e volta para a plataforma. Esse tempo em que ele percorre o espaço, o programa assimila e dá a informação de agilidade do jogador”, revela Sant´Anna. Para medir a velocidade do atleta o preparador usa um relógio com GPS. Moraci ainda criou o software “Números do Jogo” através do qual passa ao treinador os números de cada lance do jogo.


Judô. Durante o Pan do Rio o treinamento dos judocas brasileiros teve o auxilio de um software desenvolvido (pelo Cenesp, Centro de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte) exclusivamente para avaliar a força específica que os atletas devem exercer para a prática da modalidade. A atividade teve como objetivo ajustar o nível de recuperação dos atletas após as competições, evitando o excesso de treinamento e fadiga. Para isso, foram colocados dispositivos eletrônicos nos quimonos. As avaliações vão aprimorar o desempenho individual, utilizando conceitos e tecnologia até agora pouco usados no esporte brasileiro e diagnosticar as principais necessidades de treinamento. Além das seleções brasileiras masculina e feminina, a equipe sub-23 também será avaliada.

Corrida. Em 2000 a Corrida de São Silvestre, também, foi marcada por muita tecnologia, chips foram colocados no cadarço dos atletas e três pontos de leitura foram instalados, na largada, no meio do percurso e na chegada, através de um código de barras impresso na camiseta o corredor ao completar o percurso já ficou sabendo em que posição chegou, segundo os organizadoras toda esta tecnologia ajudou a diminuir as trapaças.

Fórmula 1. As corridas de Fórmula 1 sempre foram sinônimos de tecnologia, como exemplo temos a Ferrari que tem como um dos patrocinadores a AMD. Esta fornece a equipe workstations, grandes computadores que coletam dados de telemetria. São 2 a 4 Gbytes coletados por corrida e que fornecem ao piloto subsídios para fazer alterações no carro durante a corrida, ajudam a prever danos futuros, além de que estes dados serão armazenados para estudo futuro.

E para terminar um último exemplo, em 2005, como todos os anos houve de outubro a abril nos Emirados Árabes Unidos as tradicionais corridas de camelos, só que naquele ano houve algo de especial o uso de jóqueis-robôs.

sábado, 3 de maio de 2008

Egito


Curso Técnico em Petróleo




Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná


Nome do curso: Técnico em Operação da Produção de Petróleo e Gás Natural (Convênio - Petrobrás e Prefeitura Municipal de Almirante tamandaré)


Eu tô lá!!!