sábado, 30 de agosto de 2008

Profº. Dr. Riad Salamuni



Aquele que dá nome à ET foi um dos que mais defenderam a sua integração com a UFPR e que trabalharam pelo impulsionamento de suas atividades.
Riad Salamuni nasceu em Ponta Grossa, em 1927. Formado pela Universidade Federal do Paraná, fez pós-graduação nas Universidades de Miami e de Chicago, tornando-se doutor em Geologia. Foi um dos grandes nomes da Geologia do Paraná, profundo conhecedor das questões ambientais, professor e militante político, defensor dos ideais democráticos neste País.
Foi chefe do Departamento de Geologia da UFPR, diretor do Instituto de Geologia da UFPR, entre outras funções administrativas desempenhadas ao longo da carreira.
Atingiu o ápice de sua carreira nos anos entre 1986 e 1990 quando ascendeu ao cargo de Magnífico Reitor da UFPR. E o mais importante, ascendeu democraticamente, por meio dos votos dos alunos, professores e funcionários da universidade, neste ponto foi pioneiro. Incentivou os movimentos sociais estudantis, impulsionando o DCE - Diretório Central Estudantil.
Assim Salamuni ficou conhecido como grande professor, geólogo, militante político, democrata e, ainda, ambientalista, onde foi um dos pioneiros no Paraná.
Foi durante o seu mandato de reitor que a ET passou a se chamar Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Paraná e nove meses depois de sua saída que a ET passou a ser considerada setor da universidade.
Ao sair da reitoria foi elevado a Professor-emérito, Riad Salamuni faleceu em 2003.

ET-UFPR



O Setor Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná Complexo Tecnológico Riad Salamuni será o tema do nosso blog neste semestre.

Quando a UFPR nasceu, em 1912, a ET já era uma quarentona.

Na verdade não era bem a ET, mas sim a Escola Alemã fundada em 1839 com o objetivo de criar uma opção ao ensino basicamente católico ministrado na capital da recém-criada província do Paraná. Com isso os filhos dos colonos tiveram contato com o português e com o alemão, e mais do que isso com o ensino puramente protestante.

Seus fundadores foram Gottlieb Mueller e Augusto Gaertner. Até 1914, o estabelecimento chamou-se Escola Alemã, depois Colégio Progresso.
Em 1941, a então Academia Comercial Progresso, foi adquirida pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, sendo autorizada a funcionar sob a denominação Escola Técnica de Comércio anexa à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.
Em 22 de janeiro de 1974, o Conselho Universitário decidiu integrá-la a UFPR como órgão suplementar e a partir de 1986, ela passou a ser denominada Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Paraná.
A partir de 14 de dezembro de 1990, ao aprovar a reorganização administrativa da UFPR, o Conselho Universitário alterou a sua denominação para Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, vinculando-a à Pró-Reitoria de Graduação e em novembro de 1997, por decisão deste mesmo conselho foi classificada como unidade da UFPR
.


QUAIS SÃO OS CURSOS OFERTADOS PELA ET?

RELAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS DO SETOR ESCOLA TÉCNICA-UFPR

01-Técnico em Contabilidade - Ensino Técnico e Ensino Médio integrado.

02-Técnico em Secretariado

03-Técnico em Administração de Empresas

04-Técnico em Transação Imobiliária

05-Técnico em Massoterapia

06-Técnico em Enfermagem

07-Técnico em Radiologia Médica e Diagnóstico por Imagem

08-Técnico em Higiene Dental

09-Técnico em Prótese Dentária

10-Técnico em Artes Cênicas - Ator

11-Técnico em Informática - Ensino Médio Integrado


CURSOS POR CONVÊNIO

12-Técnico em Operação da Produção do Petróleo e Gás Natural - Ensino Médio Integrado/DEMEC/PRH-24/ANP/Pref. Municipal de Almirante Tamandaré-PR

13-Técnico em Agropecuária com Ênfase em Agroecologia/MST

14-Técnico em Agroecologia/AOPA/FETRAFE-SUL

15-Técnico em Agroecologia - Ensino Médio Integrado/MST

16-Técnico em Gestão Pública/Pref. Municipal da Lapa

17-Técnico em Turismo/Pref. Municipal da Lapa

18-Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos/APARTEdq

19-Técnico em Conservação e Restauração com Ênfase em Pintura Mural/Pref. Municipal de Itaiópolis-SC

20-Ténico em saúde Comunitária - Ensino Médio Integrado/MST


Há ainda o Ensino Médio e o Técnólogo em Sistemas de Informação.


ONDE ESTÁ A ET?

A ET - UFPR está localizada na rua Alcides Vieira Arcoverde no bairro Jardim das Américas anexa ao Campus III (que compreende além do Campus ET, o Campus Centro Politécnico e Jardim Botânico).


E A HISTÓRIA CONTINUA.

Em sessão do Conselho Universitário da UFPR - COUN, realizada no dia 19 de março de 2008, a ET - Escola Técnica da UFPR foi autorizada a aderir ao PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação, elaborado pelo MEC, e que tem como objetivo principal a expansão da Educação Profissional no Brasil.

Com isso o Setor Escola Técnica passa a ser uma das sete unidades do IFET - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - no Paraná.

Como instituição autônoma o IFET terá seu próprio orçamento o que representará um grande passo, entretanto, uma ferida ficou aberta por causa do total desinteresse pela opinião dos alunos quanto à criação ou não do instituto.